terça-feira, 7 de abril de 2015

Deixa o menino brincar!

“Deixa o menino brincar...” dizia a letra Fim de Semana no Parque, dos Racionais MCs, o grupo de rap quem melhor retratou a periferia da cidade de São Paulo na década de 90. Tivemos também o  manifesto do Rap Brasil: “EU SÓ QUERO É SER FELIZ, ANDAR TRANQUILAMENTE NA FAVELA ONDE EU NASCI” pedia paz na favela. Mais de vinte anos se passaram e parece que a cada dia fica pior viver as ruas, becos, casas, praças, calçadas ou qualquer território público nas periferias, nas favelas das cidades brasileiras sem medo de levar um tiro de policiais, ou pior, ser morto pelo Estado. Sim! O ES-TA-DO, que é constituído por pessoas que colocamos no poder. O ESTADO está matando nossas crianças, vejam bem: o ESTADO está matando nossas crianças! Passando por cima do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) sem responder por isso!
Semana que passou  conhecemos a história de Alan de Souza Lima o menino que foi morto em Janeiro de 2015 por policiais, quando estava brincando próximo a sua casa, ao ser atingido Alan fala: "Eu só estava brincando, senhor". Na última quinta-feira, no Rio de Janeiro, Eduardo de Jesus foi morto por policiais em frente a sua casa. Segundo a mãe, o menino estava assistindo novela com ela e, ao sair na varanda de casa e sentar na escada para brincar com o celular, foi atingido por um tiro. Até quando vamos viver o medo das ruas? De não poder circular no nosso próprio bairro para brincar?  Queremos o direito de viver as ruas da cidade em paz, saudavelmente!
Por essas histórias, e por tantas outras, que nós, o Coletivo Brincantes Urbanos, exigimos: #PAREM DE MATAR NOSSAS CRIANÇAS! Exigimos o #O DIREITO DE VIVER A RUA EM PAZ #DIREITO DE IR E VIR sem levar um tiro na cabeça! 
Como já pedia os Racionais MC´s: DEIXA O MENINO BRINCAR!


   “Vamos passear no parque?

Deixa o menino brincar!

Vamos passear no parque?
Vou rezar pra esse domingo não chover

Nenhum comentário:

Postar um comentário